Durante o processo de fusão e aquisição de empresas, é necessário avaliar riscos, entender a sinergia das operações e, acima de tudo, garantir que a compra trará maior valorização de mercado. Visto que há tantos requisitos, um processo preparatório é necessário antes de iniciar a fusão propriamente dita.
No presente artigo, você entende os detalhes do passo a passo para a preparação anterior ao processo de fusão e aquisição de empresas.
Guia de processo de fusão e aquisição de empresas
O processo de fusão ocorre quando duas empresas se unem com o intuito de formar uma nova organização. Ao passo que aquisições envolvem a compra de uma empresa por outra. Nos dois casos, o objetivo principal é obter empresas mais fortes, eficientes e competitivas ao final de cada processo.
Confira os passos para garantir que tanto a fusão quanto a aquisição de empresas correrá de forma segura e legal:
1. Organização interna
Antes que se dê início ao processo de fusão e aquisição de empresas propriamente dito, é necessário entender a situação interna do seu negócio. A análise em detalhes envolve:
- Revisão financeira: Estude demonstrações financeiras, organize-as e garanta a atualização dos dados;
- Análise Operacional: Identifique os pontos fortes e fracos da sua operação e, em seguida, busque resolver riscos que possam impactar no valor da empresa;
- Compliance e levantamento documental: Garanta que a empresa está em dia com a legislação e que possui toda a documentação necessária para o processo de fusão ou aquisição.
2. Planejamento estratégico de valoração
Com o intuito de garantir o melhor valor para a empresa:
- Reduza passivos antecipadamente: Minimize as dívidas ao máximo, reduzindo responsabilidades que possam desvalorizar a empresa, a fim de destacar a saúde do balanço patrimonial;
- Invista em diferenciais na preparação: Durante a preparação para o processo, destaque os fatores que fazem sua empresa ser mais atraente aos olhos externos. Esses fatores podem ser, por exemplo, uma equipe qualificada ou uma boa carteira de clientes;
- Tenha um plano de negócios sólido: Revise seu plano de negócios, adicione mais detalhes e, sobretudo, mostre o potencial de crescimento da empresa.
3. Busque uma boa assessoria
A fim de preparar o negócio para o processo de fusão e aquisição, profissionais especializados são indispensáveis. Estes poderão acompanhar a empresa desde os primeiros passos, auxiliando na revisão financeira, no levantamento documental, planejamento estratégico e mais.
Especialistas que deve-se contatar são:
- Consultores financeiros capazes de avaliar o valor do negócio corretamente;
- Advogados com especialização em contratos empresariais;
- Parceiros contábeis com foco em estratégia.
4. Prepare sua equipe
Prepare sua equipe para possíveis mudanças decorrentes do processo de fusão e aquisição. Pois ser transparente com colaboradores é uma forma de garantir que um dos ativos mais valiosos da empresa, a mão de obra, estará a par de tudo e se sentirá parte do processo.
Precisa de ajuda? Conte com a Reis e Santos
Preparar seu negócio para um processo de fusão e aquisição exige planejamento interno, boa organização, e tudo isso com o suporte adequado de especialistas.
Conte com a Reis e Santos e entenda melhor como nossa equipe de especialistas pode lhe auxiliar.