O balanço patrimonial de empresa consiste em um relatório que demonstra de forma clara e precisa o status financeiro do negócio. Analogamente a um resultado de exame de sangue, o balanço patrimonial checa uma série de elementos financeiros da empresa. Por exemplo, seus custos de manutenção, ativos, passivos, dívidas, lucros e bens.
É a partir deste demonstrativo financeiro que a empresa pode pautar uma gestão mais eficiente e melhor informada. Assim, neste cenário se mostra a importância do Balanço Patrimonial de empresa. A fim de compreender mais detalhes a respeito do balanço patrimonial e como fazê-lo, continue lendo este artigo.
Para que serve o balanço patrimonial de empresa?
Realizar o este balanço apresenta uma série de benefícios. Enquanto uma ferramenta contábil e de gestão, através do balanço, é possível que a gestão de uma marca possa:
- Analisar de forma objetiva o comportamento financeiro do negócio no decorrer do tempo;
- Transmitir de forma clara e transparente os dados financeiros e contábeis para pessoas investidoras e sócios;
- Realizar o planejamento estratégico;
- Compreender melhor a alocação de capital de um negócio;
- Entender melhor como se dá a distribuição de bens, os tributos incidentes sobre eles e mais.
O balanço patrimonial de empresa deve ser elaborado em intervalos de tempo fixos, por exemplo a cada 6 meses ou 1 ano, assim como um exame médico de rotina. Dessa forma, com emissão regular, o documento proporciona comparações entre momentos diferentes da empresa e, assim, dá oportunidades à gestão de compreender os efeitos de suas decisões na operação do negócio.
Como elaborar um balanço patrimonial de empresa?
A fim de elaborar esse relatório, é necessário anteriormente ter um bom controle interno, capaz de garantir a boa organização do fluxo financeiro e a completa compreensão dos bens e de outros registros contábeis. Para maior precisão de dados, uma pessoa contadora deverá estar envolvida no Livro Diário e em sua escrituração.
Tendo como base esses registros, é possível documentar de forma clara todos os bens que estão sob domínio da marca, o capital de giro, a valorização de bens, aquisições, custos e despesas que ocorreram dentro de um período. Ao não possuir um Balanço Patrimonial, indicadores de renda, de liquidez e de dívidas da empresa podem se tornar cada vez mais distorcidos, por falta de uma visão clara da empresa.
Garanta um bom balanço patrimonial com a Reis e Santos
Com o auxílio da equipe Reis e Santos, sua empresa poderá contar com a especialidade necessária para redigir, analisar e refinar um este balanço realmente é fiel às condições atuais de seu negócio.
Entre em contato agora mesmo com especialistas Reis e Santos, tire suas dúvidas acerca das soluções que oferecemos e entenda melhor como sua empresa poderá se tornar ainda mais competitiva.
Não hesite em conferir também o Blog Reis e Santos, onde você entrará em contato com outros artigos semelhantes a este que acabara de ler.