Você deseja alcançar a plena regularização tributária? Para chegar nesse estágio, alguns passos prévios são necessários. Ainda que os detalhes possam variar a depender da situação de cada empresa, de maneira geral, o processo de regularização tributária e manutenção do compliance fiscal é igual para qualquer organização.
No presente artigo você entende um pouco mais sobre a regularização tributária e como realizá-la de forma eficiente e completa em seu negócio.
Como realizar a regularização tributária de uma empresa?
Diversos são os pontos de partida para a regularização tributária de uma empresa, tal qual foi mencionado logo acima, mas tudo dependerá do status atual da marca. Ela já possui débitos identificados pelo Fisco? Possui débitos, mas eles ainda não houve identificação? Não sabe se possui débitos?
A depender de cada uma dessas situações, o passo inicial poderá mudar. No checklist em seguida, você identifica uma análise geral que visa abranger a maior parte de empresas possível:
- Checar pendências do CNPJ
Primeiramente, é preciso encontrar os débitos que já estão registrados junto à Receita Federal, o que se faz diretamente pelo site do governo. Outras plataformas a checar são aquelas da DAU (Dívida Ativa da União), CADIN e Serasa Experian. Também deve-se checar débitos trabalhistas junto ao Tribunal Superior do Trabalho, o FGTS junto à Caixa e o INSS junto ao site da Receita Federal.
- Análise interna e correção de divergências de declarações
Essa etapa serve tanto para empresas com débitos nos órgãos reguladores, quanto para aquelas que ainda não receberam notificações. O processo aqui consiste no estudo dos documentos, reanálise, identificação de dívidas e regularização das pendências. Assim, é possível perceber as divergências internas de declarações e pagamentos de tributos ocorridos nos últimos 5 anos (prazo do vencimento de qualquer dívida tributária);
- Reestruturação dos processos contábeis internos
Finalmente, se faz necessária a reestruturação da forma com que se conduzem os processos contábeis em sua empresa. Esta prática será capaz de evitar que novas divergências aconteçam. Dessa forma, garante-se a saúde do negócio a longo prazo e se faz da plena regularização tributária um estado constante na sua empresa.
Idealmente, em todo esse processo e no acompanhamento posterior da marca, recomenda-se o auxílio de uma equipe contábil especializada. Assim, é possível contar com o suporte de profissionais capazes não somente de identificar erros tributários como remediá-los antes que eles se tornem problemas maiores e tragam graves consequências para a empresa.
Conte com a Reis & Santos para lhe auxiliar na regularização tributária
Com a Reis & Santos ao lado de sua empresa, você garante o crescimento de seu negócio com maior tranquilidade, sem se preocupar com multas e demais questões contábeis. Consiga essa estabilidade e harmonia interna hoje mesmo com a contratação da assessoria contábil.
Uma vez que esteja com a empresa plenamente regularizada, a Reis & Santos auxiliará seu negócio a se manter sempre em concordância com a legislação, permitindo que você foque nos demais aspectos estratégicos de sua marca.
Entre em contatro agora mesmo com nossos especialistas e saiba mais como a equipe pode te ajudar.
Acompanhe nosso blog para acessar mais conteúdos como este.