O balanço de abertura de empresa lista todos os ativos da organização em seu momento inicial. Ao implementar esse processo, o negócio conta com uma importante ferramenta de gestão. Realizando o balanço de forma recorrente, é possível entender mais sobre o desempenho da marca de forma clara e precisa.
No presente artigo, entenda mais sobre esse balanço e os passos necessários para elaborá-lo corretamente.
O que é o balanço de abertura de empresa?
Este balanço é um documento que lista todos os bens de um empreendimento, assim como suas obrigações e direitos. O documento mostra com clareza a situação financeira do negócio e desempenha a função de um inventário.
A coleta de dados no balanço para abertura dá início à escrituração contábil da empresa, que é o registro de todos os fatos e movimentações financeiras.
Por ser a primeira etapa de toda a construção da organização financeira e contábil dos negócios, o balanço de abertura de empresa exige bastante atenção.
Quem precisa elaborar o balanço?
Não só empresas novas precisam fazer o balanço de abertura. Visando identificar bens de um negócio, este documento pode ser feito por:
- Empresas que não fazem escrituração contábil e desejam ter melhor controle financeiro bem como estar em dia com órgãos reguladores;
- Empresas que tiveram seus documentos de escrituração contábil desclassificados pelos órgãos competentes;
- Negócios inativos por mais de 5 anos que planejam reativação.
O balanço de abertura é um documento relevante, pois facilita a busca por investidores e torna mais fácil a negociação de empréstimos com bancos. Deixando clara a situação financeira da empresa, o documento transmite clareza e profissionalismo, abrindo assim novas portas para o negócio.
Vale pontuar que empresas que desejam concorrer em licitações públicas precisam apresentar balanço patrimonial, sejam elas optantes ou não do Simples Nacional.
Como elaborar o balanço de abertura de empresa?
Ele é elaborado por profissionais de contabilidade, fazendo uso de toda a documentação da empresa. O documento se baseia em todo o valor investido no negócio e nas contas a pagar e a receber da empresa.
Uma vez que o balanço esteja pronto, a escrituração contábil poderá se iniciar. Para que o processo se conduza da melhor forma, peça seu balanço para uma abertura de empresa a uma equipe especializada como por exemplo a Reis e Santos.
Deixe seu balanço de abertura de empresa com a Reis e Santos
Solicite agora mesmo a elaboração do seu balanço para a equipe especializada da Reis e Santos. Oferecemos diversos serviços de contabilidade para te ajudar a alcançar seus objetivos de negócios.
Entre em contato conosco e abra a sua empresa!